Enxergar o lado bom de tudo é o segredo para viver bem. Parece uma simples frase clichê, mas segundo especialistas que estudam o humor, ter flexibilidade para enxergar a parte positiva das coisas pode realmente trazer benefícios visíveis à sua saúde.

Segundo médicos e estudiosos do caso, quando estamos de bom humor liberamos endorfina, um hormônio que relaxa. Além disso, a endorfina tem a capacidade de aumentar esta sensação prazerosa, nos dando maior bem estar e nos fazendo ficar ainda mais bem humorados. A endorfina também controla a pressão sanguínea, melhora o sono e o desempenho sexual.
Do contrário, quando estamos mal humorados, nosso corpo libera adrenalina. Que causa ansiedade, palpitação e estresse, geralmente por coisas pequenas e cotidianas que criamos ou damos importâncias desnecessárias.

Portrait of family outdoors, close up

Por outro lado, não podemos ser feliz sempre, segundo o psiquiatra Teng Chei Tung do Hospital das Clínicas de São Paulo: “Você precisa de tristeza e de alegria para ter um convívio social adequado. A alegria favorece a integração e a tristeza propicia a introspecção e o amadurecimento”.
Os benefícios do bom humor são: relaxamento na tensão muscular, uma calmaria geral no corpo após uma gargalhada, melhora da circulação e a eficácia das defesas do organismo. A alegria também aumenta a capacidade de resistir à dor, graças à endorfina.

Com estas informações, podemos dizer que aquele ditado está completamente certo de que “rir é o melhor remédio!”.

Fonte: Superinteressante

Confira nossos planos de Seguro Saúde e viva com mais tranquilidade!