Como Calcular o Consumo de Combustível do Seu Carro?

Quando o preço da gasolina aumenta em tempos complicados de crise, é uma grande preocupação para os donos de carro… Está se tornando um fator mais e mais crítico.

Além de dosar o uso do veículo no dia a dia, o motorista precisa fazer contas para saber se não está levando prejuízo enquanto roda por aí. Nesse sentido, uma pergunta se faz necessária: você sabe quanto o seu carro consome?

Uma das formas mais tradicionais de se descobrir esse número é marcar em uma planilha ou caderno a distância percorrida entre cada ida ao posto e também o número de litros abastecidos durante um período de tempo (semanal ou mensal). Depois, basta fazer um cálculo simples, dividindo o total de km percorridos pela quantidade de combustível que foi consumido.

Podemos apostar e ter ajuda da tecnologia, já que temos atualmente uma série de aplicativos que calculam a média de consumo como o FlexMeter, o GasRecord e o BrasilFLEX.

Um carro que esteja “bebendo” demais pode estar dando indícios de problemas como:

– necessidade de trocar as velas;
– rodas desalinhadas;
– pneus descalibrados;
– filtro de combustível sujo ou entupido.

Outras ações que afetam no consumo do carro estão diretamente ligadas ao comportamento do motorista. Optar por caminhos longos, com muitos semáforos ou de alto tráfego; ter o “pé pesado” e usar combustível de postos com procedência duvidosa são algumas das práticas mais comuns que podem prejudicar o automóvel.